sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O POLO UNIVERSITÁRIO DE APOIO PRESENCIAL



O Edital da UAB definiu o Polo de Apoio Presencial como “estrutura para a execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas de curso, consórcio, rede ou sistema de educação a distância, geralmente organizada com o concurso de diversas instituições, bem como com o apoio dos governos municipais e estaduais”.

Isso significa, fundamentalmente, um local situado no Município onde são desenvolvidos os cursos a distância, com infraestrutura para atender tanto as necessidades das instituições de ensino ofertantes dos cursos, quanto as necessidades dos estudantes. Assim, é de responsabilidade do Município ou Estado adequar e manter o Polo com as condições necessárias ao seu pleno funcionamento.

Nesse sentido, o Polo serve como referência aos estudantes, uma vez que ali são oferecidas condições de acesso aos meios de informação e comunicação, bem como atendimento pedagógico, administrativo e cognitivo necessário ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

Em síntese, o Polo é o “braço operacional” da Instituição de Ensino Superior na cidade do estudante, ou mais próxima dele, onde acontecem os encontros presenciais, o acompanhamento, a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário